Simbologia na Arquitetura da Igreja
Uma TendaNem mesmo o mais distraído consegue deixar de notar que a Igreja apresenta a forma de uma tenda. Esta foi a solução arquitetónica encontrada para expressar uma ideia fundamental: somos um Povo Peregrino, Itinerante; temos a consciência de que a nossa Pátria Definitiva não está aqui na Terra. A Terra é um simples lugar de Passagem. Assim, a casa da nossa reunião orante tem a forma de uma casa itinerante: uma tenda.
Também pelo mesmo motivo se optou por uma igreja ao nível da rua e não muito elevada. |
Uma casa de oração, não um monumentoA Igreja de Deus é a Casa da Sua família, é Vivenda para rezar, meditar, construir Comunidade.
|
Trindade - O TriânguloEmbebido na forma da tenda adoptada, encontra-se um segundo símbolo: o triângulo, que aqui evoca a Santíssima Trindade. A fachada foi por isso concebida como um triângulo evocador da própria essência do Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) a quem vimos adorar nesta casa que construímos e a que pertencemos.
|
Mãos erguidas em oraçãoA forma triangular sugere ainda as MÃOS ERGUIDAS EM ORAÇÃO. Sem se perder o sentido de elevação (a ala central da Igreja tem um pé direito muito alto!), percebe-se melhor nesta arquitectura de MÃOS ERGUIDAS o acontecimento da Encarnação e da Presença de Deus entre nós, convidando-nos a saber partir dos acontecimentos da Vida (as duas bases onde assenta a Igreja) para os Acontecimentos de Salvação (o topo mais elevado onde se encontram as duas bases que sustentam a Igreja, à semelhança das MÃOS ERGUIDAS).
|