Situar-se-á na perspetiva do Concílio Vaticano II, que há 50 anos, abriu a Igreja Católica também a esta dimensão. Nos primeiros anos do pós-concilio esta problemática deu origem a bastantes iniciativas de encontro e diálogo entre as Igrejas. Com o debate dos vários capítulos da caminhada ecuménica chegou-se à necessidade de um aprofundamento que terá de ser sereno e sem pressas. Talvez possamos compreender desta forma a situação ecuménica na atualidade. Mas muito mais nos dirá o professor Borges de Pinho que há muitos anos estuda a teologia ecuménica e se mantém atento ao movimento ecuménico no mundo. É de esperar uma boa participação dos católicos. Ao conhecimento das razões da Igreja para nos oferecer um documento conciliar sobre o ecumenismo, junta-se a necessidade de nos sabermos acolher como cristãos que professamos o mesmo Credo e nos reconhecemos no mesmo Batismo.
Sobre a problemática do Ecumenismo fará uma comunicação o Doutor José Eduardo Borges de Pinho da Faculdade de Teologia de Lisboa da Universidade Católica, no Centro de Cultura Católica, na Casa da Torre da Marca, na terça-feira, dia 4 de fevereiro, às 21:00 horas.
Situar-se-á na perspetiva do Concílio Vaticano II, que há 50 anos, abriu a Igreja Católica também a esta dimensão. Nos primeiros anos do pós-concilio esta problemática deu origem a bastantes iniciativas de encontro e diálogo entre as Igrejas. Com o debate dos vários capítulos da caminhada ecuménica chegou-se à necessidade de um aprofundamento que terá de ser sereno e sem pressas. Talvez possamos compreender desta forma a situação ecuménica na atualidade. Mas muito mais nos dirá o professor Borges de Pinho que há muitos anos estuda a teologia ecuménica e se mantém atento ao movimento ecuménico no mundo. É de esperar uma boa participação dos católicos. Ao conhecimento das razões da Igreja para nos oferecer um documento conciliar sobre o ecumenismo, junta-se a necessidade de nos sabermos acolher como cristãos que professamos o mesmo Credo e nos reconhecemos no mesmo Batismo. |
HORÁRIOS EUCARISTIAS:
|