Como já é tradição, na Paróquia de Nossa Senhora da Areosa, todas as segundas-feiras da Semana Santa são dedicadas à família. Este ano, dia 21 de Março de 2016 o Grupo de Casais da Pastoral Familiar desta paróquia realizou no Pavilhão Multiusos uma celebração com o tema “Oração pelas Famílias - Da Adversidade à Esperança”. |
Uma apresentação de slides muito bem adaptada ao tema, música de fundo que levava à interiorização da mensagem e favorecia um clima de oração, e um Grupo Coral, composto por pais e filhos animando com seus cânticos este momento especial.
Presidiu à celebração o Padre José Maia, começando pela leitura do Evangelho das Bodas de Caná com meditação feita pelo sacerdote e pelos membros da assembleia que quiseram partilhar. Um momento rico e profundo. Tudo estava muito bem encenado para tornar mais real este casamento em Caná da Galileia e para levar a assistência a tirar conclusões: Às vezes pedimos algo, temos um problema que precisa de solução, e Ele diz: “Ainda não é chegada a minha hora”. Jesus age no tempo certo. Manda encher as talhas de água e os serventes obedecem. Todos os cristãos conscientes sabem da importância da obediência a Jesus. E Maria, consciente dessa importância, disse aos serventes: “Fazei tudo o que Jesus vos disser”. Podemos levar-Lhe todos os nossos problemas e dificuldades na certeza de que nos atenderá na hora certa, colocando muitas vezes à prova a nossa fé, para depois nos recompensar. Não podemos esquecer que onde Jesus entra, leva bênçãos, manifesta a Sua glória e fortifica a fé.
A Oração universal tinha a ver com os slides apresentados. Desemprego, emigração, crianças sem família, não ao racismo, os pobres e marginalizados, mães solteiras, o perdão e a reconciliação em família incluindo as famílias que fazem parte desta Comunidade.
O Pároco, Padre José Diz, fez a introdução á oração do “Pai Nosso” falando na importância do papel de Nossa Senhora nas vidas das famílias tal como aconteceu nas Bodas de Caná. Falou na importância dessa Mãe que nunca pode faltar nas nossas casas e na nossa comunidade, pois é através de Maria que Jesus atua para solucionar os nossos problemas.
Claro que não pode faltar um sincero agradecimento a todos os que colaboraram de muitas formas e no maior amor e gratuidade para que fosse possível esta celebração enriquecendo a semana a que chamamos “SEMANA MAIOR”. Parabéns ao Grupo de Casais da Paróquia da Areosa que estiveram na organização desta noite que a todos enriqueceu e animou. É importante realçar o papel destes casais na integração dos noivos que passam pelo CPM (Centro de Preparação para o Matrimónio) para continuarem uma caminhada em família, partilhando as suas vidas com outros casais sempre norteados pelos valores da Palavra de Deus.
Margarida Martins Alves